quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ivuluçam linguística

Neste mundo em constante mudança, todos sentimos necessidade de nos mantermos informados acerca das novas tecnologias, das novas tendências, das novas modas.
Mais ainda, quando se trata das constantes mutações que a nossa língua materna vai sofrendo e que nem todos conseguem, "infelizmente", acompanhar.
Assim, o texto abaixo, tem o propósito de “educar” os mais distraídos nestas coisas da “Ivuluçam linguística”.
Porque ninguém gosta de se sentir ultrapassado, recomendo a leitura do mesmo na integra!

Composição realizada por um "suposto" aluno do 9º. Ano de uma escola das Caldas da Rainha.


 
REDAXÃO
 'O PIPOL E A ESCOLA'

Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas. Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

(Cedido por: RF)

Nota: Confesso que não verifiquei a veracidade do texto. Muito possivelmente está até um pouco inzajerado.
Quero até acreditar, que não passa de uma anedota.
Daquelas ao jeito deste cantinho virtual feito de "tolas Tretas", que só dam gomitos.
E que os nossos jovens ainda cultivam o gosto pela leitura!

Assim, aqui fica o meu...

Sem comentários:

Enviar um comentário