terça-feira, 25 de agosto de 2009

A geração futura

A espécie humana tem, ao longo dos tempos, ultrapassado obstáculos à sua própria sobrevivência de uma forma corajosa e audaz, ao mesmo tempo que tudo tem feito para se aniquilar a si própria.
Pode parecer paradoxal, mas se revisitarmos os tópicos da nossa já longa história, encontramos suficientes exemplos de como só por mero acaso não nos aniquilámos a nós mesmos, mas “paradoxalmente” não nos faltam lições de verdadeiro altruísmo na conquista de valores que os nossos antepassados conquistaram ao serviço da humanidade.
Refiro-me, mais concretamente a Hiroxima e Nagasaki, ao desastre de Tchernobil , à proliferação de armas de destruição em massa, só para citar alguns exemplos.
Por outro lado, não nos podemos esquecer de todos os avanços, aperfeiçoamentos, descobertas e inovações que a civilização usufruiu graças à inteligência do bicho Homem, quando a mesma foi posta ao seu serviço. Desde a literatura à arte, da cultura à politica, da ciência à tecnologia, não faltam exemplos de como hoje, a “escuridão” é menos densa do que aquela que deu abrigo aos nossos antepassados.
Longe de pensar que vivemos numa época de “tempos fáceis” , acredito que os meus dias são vividos de uma forma mais humanista do que os experimentados pelos meus antecessores e mais importante do que isso, concordo com os que pensam que o sucesso da “raça” Humana depende única e exclusivamente dela própria.
E do que cada um fizer por si mesmo em prol da "Vida".
Quero acreditar (mesmo quando são tantos os exemplos do contrário) que com criatividade, perseverança, animo e optimismo, a geração futura, os nossos descendentes, estarão ainda mais habilitados de nos proporcionar um “eu” mais rico em princípios dignos de nós mesmos. Para que assim, sejamos merecedores de habitar esta “Terra” rica em diversidade, quanto de… perversidade.
Porque eu vivo nela. E nela me quero proliferar!
Peço desculpas por (uma vez mais) me alongar nas palavras, quando o meu único e exclusivo propósito inicial era escrever uma pequena introdução para as (simples) fotos que posto abaixo.

Ruig


Sem comentários:

Enviar um comentário