terça-feira, 11 de agosto de 2009

Chuva de estrelas

Os olhos vão estar postos no céu esta terça e quarta-feira para admirar uma chuva de estrelas. Pequenos meteoros brilhantes vão ser visíveis aquando da sua entrada na atmosfera, por vezes à média de um por minuto.
O fenómeno tem o nome de «Perseidas», no qual o movimento da Terra se cruza com um rasto de meteoros.
O auge do espectáculo astronómico está previsto para as 17:00 de quarta-feira. Embora ainda não seja de noite em Portugal e a Lua acabe por retirar algum brilho ao firmamento, os astrónomos garantem que vai valer a pena observar o céu nas duas próximas noites.

O fenómeno não exige qualquer tipo de protecção dos olhos, nem a utilização de binóculos ou telescópios, abrangendo o céu todo e podendo observar-se naturalmente.
Os meteoros são muito pequenos, do tamanho de ervilhas ou no máximo de bolas de ténis, e são muito fugazes, duram poucos segundos.
Nestes casos nunca devemos usar qualquer ajuda óptica, nem binóculos nem telescópios, porque o campo é muito restrito e se os utilizarmos não veremos nada.
A melhor forma de desfrutar do fenómeno é deitar-se no chão, proteger-se contra o frio e assistir ao espectáculo natural.


A não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário