segunda-feira, 7 de junho de 2010

Touradas



A violencia, o sangue, a crueldade que se vive numa arena e presenciada por milhares de pessoas afectas à "cultura" e à "arte" é na minha opinião, a negacão da inteligência com que a humanidade se vai entretendo.
Para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional, evocam-se laços com os "costumes", proporcionando espectáculos degradantes e reprováveis.
Desperdiçam-se milhares de hectares de terra para manter as manadas de gado, dito bravo, quando Portugal é obrigado a importar metade da alimentação que consome.
A tortura, o sangue e o sofrimento bárbaro patrocionados todos os anos pelo canal de televisão estatal servem apenas uma minoria insensivel e ávida das reminiscências das arenas da decadência do Império Romano.

Depois, sempre que existe um acidente nas ditas arenas, onde um toureiro sai "maltratado", enchem-se páginas de jornais chorando o azar que se abateu em tão corajosa criatura.
Retrato disso mesmo, foi o caso recente de Julio Aparicio, toureiro Espanhol que levou uma cornada no pescoço, saíndo o chifre do "feroz" animal, pela sua boca. Vitima inocente, bravo heroi que arrisca a sua vida contra um animal irracional e violento.
A imagem que se segue, demonstra a crueldade de tão brutal criatura, insensivel à dor que causa e às perdas de que é responsável na "inteligente" e "civilizada" Humanidade:


O pequeno-grande detalhe é que ninguem fala nada sobre o Touro.
Mas podem ter a certeza, ele morreu...
É este, afinal, o final de todo o Touro!
Uma morte cruel, violenta, sádica e sobretudo... a troco do prazer de quem (ainda) consegue ver na tortura uma arte.


2 comentários:

  1. Partilho da mesma opinião. É espectáculo que não me atrai e, surpreende-me como ainda há tantos aficionados deste entretenimento.
    Quanto aos actores, se o que pretendem é mostrar bravura, seria bem melhor aplicar esse sentimento em actividades úteis à sociedade.
    Mas, com o rumo que leva a nossa juventude, os tempos de "vacas magras" para onde nos querem atirar e a evolução da nossa cultura, certamente que as touradas terão os seus dias contados!

    ResponderEliminar
  2. É inacreditável que nos tempos de hoje em pleno século 21 ainda tem gente que gosta de ver um animal sendo maltratado e morto de forma cruel. Um dia isso será lembrado como erro da humanidade assim como o nazismo o colizeu e a escravidão. E mais uma vez a raça humana sentirá vergonha de seus antepassados

    ResponderEliminar