quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Camuflagem

Existem momentos em que gostariamos de passar despercebidos, não dar nas vistas.
Foi a pensar na expessão "faz de conta que não existo", tantas vezes utilizada e outras tantas pensada, que me lembrei de postar estas expressivas fotos de mais um dos muitos milagres da Natureza.
O reverso da medalha para o bicho homem é que, passado algum tempo "vestindo a pele de lagarto", em vez de se passar despercebido acaba-se por ser... apenas mais um desconhecido.








As fotos, publicados no jornal Daily Mail mostram impressionantes lagartos que vivem nas folhagens de Madagascar, Austrália e Pacífico Sul e se parecem muito com folhas e galhos de árvores.
Ao contrário dos camaleões, que mudam de cor para se comunicar e transmitir emoções, alguns lagartos alteram sua cor para torná-los difícies de serem detectados – em parte como um meio de defesa, mas também para permitir a captura de presas.
A lenta mudança na cor da pele ocorre quando as células, localizadas por baixo da pele transparente do lagarto, aumentam ou diminuem. Entretanto, esta não é uma característica de todas as 2000 espécies de lagartos encotnradas em climas quentes ao redor do mundo.Além desta fantástica característica, os lagartos também possuem outras qualidades surpreendentes, como capacidade de se reproduzirem sem um macho e possibilidade de regenerar sua cauda.

Sem comentários:

Enviar um comentário