quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal.




O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

Mas não é só Camões que representa o nosso país. Existem outros símbolos que nos representam e que também têm história:



A 19 de Junho de 1911, depois de se implantar a República, a Bandeira Nacional substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional.




A nossa língua é também um símbolo do País.
A minha pátria é a língua portuguesa. "Fernando Pessoa"

A língua portuguesa, com mais de 240 milhões de falantes é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. É o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.



E, claro, o nosso "Zé Povinho" de Rafael Bordalo Pinheiro, que com o seu manguito, manda às "favas" todos os desacertos do mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário