quinta-feira, 14 de maio de 2009

Decadencia Humana


Seria mais compreensível que a evolução a que fomos sujeitos pela Natureza nos tornasse, a nós Humanos, menos cruéis, mais complacentes com os nossos iguais em comparação com os nossos antepassados, do que o inverso.
Mas não é isso, infelizmente que acontece. Basta ligar a televisão e ter a pachorra de ver os noticiários dos vários canais, que nos empanturram com as crueldades com que nos infligimos a nós mesmos.
As atrocidades que se cometem sem que façamos algo de concreto para as reprimir são “explicáveis” única e exclusivamente pela decadência Humana. Não estamos a evoluir, mas sim a regredir.
Nos valores morais, espirituais, éticos, sociais e até democráticos, que se vão esgotando.
O carácter e a conduta é como se estivesse em desuso.
A honestidade e a integridade são relegadas em detrimento da aparência.
A justiça e a ética foram subjugadas pela esperteza saloia que vai caracterizando este Mundo globalizado em que vivemos.
Trocámos a fraternidade pelo egoísmo, a generosidade pelo desprezo e não vimos ou não queremos ver, que o individualismo acaba por matar o individuo.
Não estou a pensar no Iraque, no Afeganistão, em Israel, em Guantanamo nem em todas as outras (muitas) atrocidades que proliferam por este Mundo fora.
Nem tão pouco no espectáculo deprimente protagonizado por cidadãos das Filipinas em que todas as sextas feiras santas, centenas de pessoas passam pela mesma tortura sofrida por Jesus.
Se alguém acha que as armas são melhor argumento do que o diálogo, a tortura o caminho mais seguro para o respeito ou que se redime cruscificando-se, ou auto-flagelando-se de alguma forma, realmente não há muito o que pensar.

Quanto à Besta auto intitulada xeque Nasser, a minha abominação é tão grande que acabo por também eu, fazer parte da decadencia Humana que acabei de criticar.
Rui Girão

Sem comentários:

Enviar um comentário